Escolas de Canindé são agraciadas com Prêmio Peteca 2019 na Assembleia Legislativa

Os 11 anos de trabalho em prol da erradicação do trabalho infantil promovido pelo Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) foram celebrados e reconhecidos pela Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (17/10) em solenedade realizada no Plenário 13 de Maio.

 

A prefeita Rozário Ximenes participou do evento juntamente com alunos e coordenadores das escolas de Canindé, Padre Manoel Cordeiro da Cruz e José Ivan Magalhães, agraciadas com Prêmio Peteca 2019.

 

A solenidade, requerida pela deputada Érika Amorim (PSD), presidente da Comissão da Infância e Adolescência da AL e subscrita pelo deputado Nezinho Farias (PDT), homenageou 14 pessoas pelo trabalho e contribuição ao Peteca. O Programa, iniciado  pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT/CE), realiza ações, oficinas, formações com educadores com foco nos direitos das crianças e adolescentes.

Durante a solenidade, escolas e estudantes de diversos municípios cearenses apresentaram os trabalhos vencedores do Prêmio Peteca 2019 nas modalidades conto, curta-metragem, desenho, música e poesia que, por meio da arte, abordaram a importância da educação e da prevenção do trabalho infantil.

A deputada Érika Amorim destacou a atuação do Programa de Educação, que coloca em pauta a questão da erradicação do trabalho infantil, sensibiliza a sociedade e promove diversas ações, como debates nas escolas, multiplicação de informações, oficinas de capacitação e sensibilização de professores e estudantes.

Segundo a parlamentar, os índices de redução do trabalho infantil no Estado são otimistas, mas é necessário garantir a atuação de órgãos e programas como o Peteca. “Reforçamos nosso apoio, reconhecimento e gratidão. Reafirmamos o compromisso na defesa do ensino de tempo integral e da Lei do Aprendiz, que são as principais frentes de combate ao trabalho infantil no Ceará”, comentou.

O deputado Nezinho Farias afirmou que o Ceará tem se dedicado em fazer a diferença no combate ao trabalho infantil e tem sido referência na área. O parlamentar ressaltou a necessidade de levar ações de conscientização para cada vez mais municípios e parabenizou a atuação da deputada Érika Amorim.

Antônio de Oliveira Lima, procurador do Trabalho e coordenador geral do Peteca, reiterou o momento festivo de comemoração de 11 anos do Programa. Ele agradeceu a todos os que fazem o Peteca acontecer no dia a dia dos municípios, parceiros, coordenadores, professores e as mais de 380 mil crianças e adolescentes que participam das ações.

Participaram ainda do evento Mariana Ferrer Carvalho Rolim, procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT/CE); Karla Iacy Carlos da Silva, juíza do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho – 7ª região e gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça de Trabalho; Iranir Rodrigues Loiola, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-CE).

Estiveram presentes ainda Amélia Prudente Pinheiro, secretária executiva da Associação para o Desenvolvimento dos municípios do Estado do Ceará (APDCME); Maria Júlia Ferreira da Costa, representante das crianças e adolescentes e Raynara Alencar, assessora jurídica do MPT/CE.

Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Foto: Divulgação