Sindicato rural de Canindé participa do 13° Congresso da CUT em São Paulo

A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Canindé – Straaf Canindé, Mariinha Uchôa; o Secretário de Políticas Agrícolas e Agrarias, Carlos Alberto Silva; e o Assessor Estratégico Helton Sousa, estiveram participando de 7 e 10 de outubro, na Praia Grande, em São Paulo do 13º Congresso Nacional da CUT “Lula Livre”.

A delegação cearense foi a segunda maior do 13º CONCUT, com 147 delegados e delegadas.

O evento foi promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e contou com a participação de mais de 100 sindicalistas de 50 países do mundo e dos movimentos sociais das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Também marcaram presença ao congresso a presidenta do PT, Gleisi Hoffman, e a ex-presidenta Dilma Rousseff.

Além de discutir estratégias para enfrentar o governo antipático ao movimento popular, os sindicalistas e as sindicalistas definiram planos para discutir os novos modelos de contrato de trabalho, impostos pela reforma Trabalhista no governo de Michel Temer (MDB-SP) e como organizar os trabalhadores e as trabalhadoras neste novo mundo do trabalho, em que avanços tecnológicos e inteligência artificial estão lado a lado com o trabalho precário, sem registro, sem direitos.

Na ocasião, também foi eleito o novo presidente da CUT, Sergio Nobre, que assume a direção nacional da central sindical pelos próximos quatro anos.

Com informações da CUT