Circuito TIC leva Festival Internacional de Teatro Infantil a quatro cidades do interior do Ceará

 A 9ª edição do TIC acontece em outubro em Fortaleza, Canindé, Senador Pompeu, Russas e Camocim, com toda a programação gratuita.

 

Levar arte de qualidade para o maior número de pessoas, principalmente onde não há teatro ou, quando existe um espaço para apresentações, não possui uma programação artística. Essa é a ideia do Circuito TIC, novo projeto de circulação do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, que neste mês de outubro chega à 9ª edição. Com toda a programação gratuita, o Circuito TIC acontece entre os dias 10 e 27 de outubro, passando por Canindé (10 a 13), Senador Pompeu (17 a 20), Russas (18 e 19) e Camocim (24 a 27), com espetáculos, performances e exibições de filmes. Algumas sessões são exclusivas para escolas púbicas e projetos sociais.

O TIC este ano faz um convite ao público: “Viva essa experiência”. Para isso, acontece em Fortaleza (de 4 a 13) e no Circuito TIC cheio de surpresas e encantamentos no mês das crianças. São experiências que vão estimular os sentidos do público infantil e adulto, levando-os a rir, pensar, contemplar, brincar e vivenciar as artes e o ambiente do festival, dentro e fora dos palcos. A ideia é contribuir para os processos de descobertas das crianças, aprendizado, percepção de si mesmos e do mundo a volta.

Na programação do Circuito TIC estão algumas das companhias e artistas cearense que mais têm se destacado na realização de espetáculos de qualidade voltados para o público infantil. O Grupo Bricoleiros estará em Russas com o espetáculo de marionetes “Olha o Olho Menino”. A Trupe ‘Caba De Chegar, apresenta “A Fábula do Monturo Velho” em Canindé e Senador Pompeu. Também em Senador Pompeu a artista Sâmia Bittecourt participa do circuito com dois espetáculos Nada de Música” e “A mulher mais forte do mundo”.

Uma performance inédita, criada este ano especialmente pelo TIC, será apresentada em Fortaleza e segue no Circuito TIC para Senador Pompeu e Camocim. É “Lady LED”, reunindo quatro damas que desfilam de pernas de pau e iluminam a imaginação de crianças e adultos.

Também em Senador Pompeu e Camocim a Prisma Cia de Artes apresenta o show “Era Uma Vez Canta a Infância”, e o Grupo Ânima leva às duas cidades o espetáculo de lambe-lambe “Circo Pirilampo”. Cada apresentação de lambe-lambe tem duração de 3 minutos e é apresentado numa caixinha para um único espectador de cada vez.

Ainda em CamocimColetivo WE apresenta “Para onde vão as meias quando elas desaparecem?”, K’Os Coletivo encena “Guerra de Cupcake” e o Grupo Galhofo, criado há um ano a partir de uma disciplina do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC), entra em cena com “O galinheiro de Bragança”.

Nas quatro cidades, a cantora Natasha Faria apresenta o espetáculo musical “Doidice que dá”, com várias composições cearenses no repertório, e a Cia Prisma de Artes encena “As aventuras de João Sortudo” e a atriz e bonequeira Ângela Escudeiro circula com dois espetáculos de lambe-lambe, “Circo de Toda Gente – Antônio Brasileiro, o equilibrista” e “Surpresa – Cidade Flores”.

CINE MIAU em Canindé, Russas e Camocim

 Tem cineminha também no Circuito TIC. É o Cine MIAU, que acontecerá em Canindé, Russas e Camocim, com exibição de curtas-metragens. Lançado em maio deste ano, o MIAU – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual surgiu com a ideia de despertar nas crianças valores como sustentabilidade, preservação ambiental, cidadania, família e amizade, democratizando conteúdo audiovisual de qualidadecom foco no protagonismo infantil. Em exibição, filmes que estão fora do circuito da cultura de massa, diversificando as referências artísticas e culturais das crianças.

Apresentado pelo Ministério da Cidadania, o 9º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem o patrocínio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Democrata, Dakota, Neorubber, Sugarshoes e Rubberloss. Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Parceria: Ação Humanitária, Prefeitura Municipal de Canindé, Governo Municipal de Russas, Prefeitura de Senador Pompeu e Prefeitura de Camocim. Promoção: Invento Produções Culturais, D’Grau Produções e Instituto Seara. Agradecimento: Enel.

Assessoria de imprnsa: Degage