Canindé recebe Praça Mais Infância do Governo do Ceará

Uma noite lúdica e cheia de brincadeiras voltadas para as crianças marcou a inauguração da 14ª Praça Mais Infância construída pelo Governo do Ceará, nesta segunda-feira (2). Desta vez, o município beneficiado foi Canindé, localizado a 115 quilômetros de Fortaleza. O investimento do Estado na construção do equipamento foi de R$ 986.715,32, em parceria com a Prefeitura. A solenidade contou com a presença do governador Camilo Santana, da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, e da prefeita Rozário Ximenes.

O equipamento foi construído pelo Estado, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), sendo 80% financiado pelo Governo do Ceará através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e 20% do município, que também doou o terreno como contrapartida para a construção do equipamento. A edificação de praças desse tipo está dentro do pilar “Tempo de Brincar” do Programa Mais Infância Ceará. O governador Camilo Santana explicou que a iniciativa, transformada em lei recentemente, possui mais dois pilares que, juntos, buscam oferecer às crianças cearenses uma primeira infância saudável e produtiva.

A Praça Mais Infância de Canindé possui uma área total de 2.574,36 m², onde foram construídas uma quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para picnic e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. Na ocasião, a comunidade recebeu ainda kits com redes e bolas de basquete, vôlei, futsal, espiribol.

A primeira-dama do Estado, Onélia Santana, enalteceu o papel transformador do programa idealizado por ela junto aos meninos e meninas cearenses. “O Programa Mais Infância Ceará proporciona espaço de lazer para as crianças e para toda a família. Essa praça foi projetada com muito carinho e atenção para nossas crianças. A criança brincando ela está se desenvolvendo integralmente, além dessa interação com a sociedade, ela está proporcionando desenvolvimento. O Governo do Estado acredita no potencial da juventude e por isso que desenvolve tantas políticas importantes para o crescimento pessoal”, informou Onélia.

Turismo religioso

Canindé é destaque nacional pela sua religiosidade arraigada na imagem de São Francisco. Com o objetivo de fomentar cada vez mais a atração de visitantes, o Governo do Ceará vem promovendo a requalificação do corredor religioso do município. Após entregar a Praça Mais Infância, Camilo Santana fez questão de visitar as obras, que já se encontram em fase avançada. O governador informou que a primeira parte desse projeto já será entregue este mês e, na ocasião, já anunciará novas intervenções. “Nós estamos terminando o projeto e no dia da inauguração nós vamos anunciar a segunda parte da obra de turismo religioso de Canindé, que é toda a urbanização e a melhoria do entorno da estátua de São Francisco para receber bem os turistas que vêm a Canindé”, comunicou o chefe do Executivo estadual.

Portal Canindé com informações do Governo do Estado