Santa Quitéria e Ipueiras recebem o Projeto contra a Corrupção

Durante esta semana, o projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção” realizou encontros nos municípios de Santa Quitéria e Ipueiras. As ações tiveram o objetivo de dialogar acerca da prevenção à prática da corrupção, tendo como finalidade alcançar a juventude cearense ao levar tal discussão para as escolas. De acordo com coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio público (CAODPP), promotor de Justiça Élder Ximenes, o projeto tem como objetivo inicial atingir 10% das instituições de ensino do estado.

Na última terça-feira (06/08), o promotor de justiça Élder Ximenes palestrou acerca do assunto para 25 professores e gestores em Santa Quitéria. Nesta quinta-feira, foi promovido o encontro em Ipueiras. Na ocasião, além do coordenador do CAODPP, o titular da Promotoria de Justiça de Ipueiras, Francisco Ivan de Sousa, realizou a ação do Projeto para 22 pessoas, que incluíam gestores escolares, vereadores e o presidente do Tribunal de Contas do Ceará (TCE), Edilberto Pontes.

Ainda no mês de agosto, as próximas ações do “Educação e Cidadania contra a Corrupção” serão em Camocim e em Itarema, nos dias 27 e 29, respectivamente.

Encontro em Ipueiras no dia 8 de agosto

O projeto

“Educação e Cidadania contra a Corrupção” é um fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Ceará (MPCE) e as Escolas de Gestão do Ceará, além de atuar em colaboração com a TCEduc, um programa de capacitação e de atividades pedagógicas realizado pelo Instituto Plácido Castelo, do Tribunal de Contas do Estado.

A iniciativa realiza um trabalho didático nas escolas cearenses e apresenta uma tarefa preventiva de caráter permanente. “Esperamos que o trabalho continuado ajude a prevenir pequenos atos de corrupção, a fim de evitarmos um mal maior no futuro”, declara o coordenador do CAODPP,  Élder Ximemes. Dessa maneira, a meta é ampliar o projeto para garantir a sua permanência em todas as escolas públicas e particulares do estado.