Argentino é eleito sucessor de São Francisco

Em mais de 800 anos de existência, a Ordem dos Frades Menores Conventuais elegeu neste sábado, 25 de maio, o primeiro latino-americano como sucessor de São Francisco de Assis. O argentino Frei Carlos Alberto Trovarelli foi eleito Ministro Geral durante o 202º Capítulo Geral que está em andamento em Assis e terminará no dia 17 de junho em Collevalenza.

Nascido em Cinco Salto, Rio Negro, na Argentina, em 22 de junho de 1962, Frei Carlos ingressou na Ordem dos Frades Menores Conventuais pela Província Rioplatense de Santo Antônio de Pádua, presente nos países da Argentina e do Uruguai, em 15 de fevereiro 1986. Em  4 de outubro de 1990 fez a sua profissão solene e foi ordenado presbítero em 25 de março de 1995. Nos últimos anos, Frei Carlos atuou como assistente geral da Federação Conventual da América Latina (FALC). E, hoje, após dois mandatos de Frei Marco Tasca à frente dos Conventuais, Frei Carlos assume como novo Ministro Geral.

O 120º sucessor de São Francisco será o representante de 3.995 frades – 84 noviços, 480 professos de votos simples, 554 de votos solenes, 76 diáconos (incluindo 9 permanentes), 2.777 sacerdotes, 24 bispos – que vivem em 68 países, em 608 comunidades distribuídas em 28 Províncias, 20 Custódias, 22 Delegações e 7 Missões.

“É uma honra ser o sucessor de São Francisco e pai de uma grande fraternidade”, declarou o novo Ministro Geral. “Pedi ao Santo de Assis a ajuda de seu espírito neste serviço. Peço aos frades que trabalhem e pensem juntos, para sempre olhar o Evangelho e a maneira como São Francisco viveu o Evangelho”, disse. No centro das principais ideis do novo Ministro Geral estão a “fraternidade, a reestruturação da Ordem, atualizações no estilo de vida, um olhar para a sociedade e se perguntar o que esta pede de nós, franciscanos”.

Por Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil