Prefeitura reforma Praça Dr. Aramis

A praça, Dr. Aramis localizada no centro comercial de Canindé, está passando por melhorias. A obra é executada pelo Governo Municipal por determinação da prefeita Rozário Ximenes.

De acordo com o projeto, os serviços estão sendo realizados pela Empresa STAFF Construções e é orçado no valor de R$ 116 mil reais oriundos do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU.

Segundo o engenheiro civil e dono da Empresa responsável pelos trabalhos, George Dantas, serão colocados blocos de concreto de dimensões de 19,9×10,4 cm nas cores cinza e branco indicadas no projeto arquitetônico.

De acordo com a prefeita Rozário, a reestruturação da praça faz parte do conjunto de ações que visam melhorar os espaços para a exploração do turismo religioso, principal vetor da economia da cidade.

O vereador Sérgio Barbosa, que visitou recentemente a abra, considera um feito muito importante para a população local e os visitantes.  

A praça leva o nome do Dr. Aramis, médico humanitário, ex-prefeito de Canindé. Recém-formado ele serviu ao exército brasileiro como Capitão Médico, no estado do Amazonas. Afeiçoou-se aos índios e a sua cultura. A sua antiga reesidência, uma casa com suas portas e janelas triangulares lembram moradas indígenas. Em Canindé, comprou uma fazenda a qual deu o nome de Ocara. Teve muitos filhos de dois casamentos e todos eles tinham nome de índios: Uiara, Uicaci, Uiaba, Uiaretê, Uiaquerê, Uitira, Uiama, Uimberê, Uiacaá, Uiatan…

Além de médico super caridoso, foi prefeito de Canindé entre 1959 a 1963, e apesar dos recursos do município serem irrisórios, fez uma administração dinâmica, progressista e de grandes realizações.

Com informações do Jornalista Antônio Carlos Alves