Deputado defende manter ursos em Canindé

O deputado estadual João Jaime defendeu, na quarta-feira 28, a manutenção de dois ursos-pardos siberianos do Santuário São Francisco, em Canindé. Ele se comprometeu de levar o assunto ao governador Camilo Santana, para dar as condições adequadas para que continuem no Estado.

O parlamentar argumentou que há 10 anos o zoológico de Canindé recebeu os ursos – que foram abandonados por um circo – porque nenhum local estava disposto a mantê-los. À época, acrescentou o deputado, a resolução foi feita pelo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), estabelecendo as condições para abrigá-los. João Jaime assegurou que todos os critérios foram cumpridos.

SEMACE
Nesta sexta-feira 30, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) deliberou favoravelmente sobre a questão. Conforme a análise técnica do órgão, “o Zoológico São Francisco de Canindé atende de modo parcial às exigências relacionadas na legislação aplicável à operação do empreendimento”. Das 12 exigências para alocar os animais, oito estão devidamente cumpridas. Desta forma, prosseguirão com o propósito de tratar com o Governador, a melhor forma de atuar junto à Arquidiocese de Fortaleza, que mantém os ursos.Para João Jaime, a forma mais justa é resolver o que deve ser feito para sejam adaptados à nova realidade. Tanto o parecer da Semace, como de uma comissão de médicos veterinários creio que seja de adaptar e vamos lutar para essas novas condições”, afirmou.

Ascom João Jaime