Com mais de 3 mil trabalhadores, Garantia Safra é homologado em Canindé

O Secretário de Políticas Agrícola e Agraria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Canindé – Straaf Canindé, Carlos Alberto Silva, esteve na manhã da última quarta-feira (28) participando de uma reunião na sede da Empresa de Assistência e Extensão Rural do Estado do Ceará em Canindé (Ematerce) para tratar da homologação do Programa Garantia Safra 2018/2019.

Várias representatividades dos movimentos sociais que representam os trabalhadores e instituições que representam o governo estiveram participando da reunião, inclusive da Secretaria Municipal de Agricultura.

De acordo com Carlos Alberto, chama atenção a diminuição a cada ano do número de beneficiados com o programa de maneira decrescente. “ Em anos anteriores o número de agricultores e agricultoras beneficiados com o seguro era bem maior, chegamos a um número de 6 mil beneficiados, este ano apenas, 3.231 agricultores tiveram homologação do programa”, disse o sindicalista.

Na ocasião, foram discutidos vários temas referentes aos trabalhos desenvolvidos no cadastramento dos agricultores. A ata da reunião foi assinada por todas as representatividades e será autenticada e enviada para secretaria da Agricultura Familiar, e para o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

De acordo com a coordenação do Garantia Safra Municipal, a diminuição de agricultores no seguro é devido a apresentação de inconsistências apresentadas no sistema se referem à documentação.

Após todos os tramites legais, os Boletos do Garantia Safra deverão ser enviados para a Secretaria de Agricultura para pagamento por parte dos agricultores.