O Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde em Canindé vacinou, no último sábado (24), 7.237 cães (44,96%) e 5.344 gatos (48,83%). Ao todo, foram imunizados com vacina antirrábica 12.581 animais.
De acordo com o coordenador do Setor de Endemias, Gustavo Justa, a campanha segue agora na zona rural, onde agentes de endemias motorizados percorrerão as localidades para aplicar a vacinação nos animais que ainda não foram vacinados.
Importante
Se a pessoa for agredida por qualquer animal, deve lavar imediatamente a ferida com água e sabão e procurar imediatamente um serviço de saúde para obter orientações sobre indicação de vacina ou soro.
Quando a agressão for por cães ou gatos, os animais deverão ser confinados por dez dias após a agressão, para observação de sintomas da doença. Se o animal morrer, deve-se informar ao departamento de Endemias do município, imediatamente.
Os principais sinais clínicos da raiva são: perda de apetite, alterações de comportamento, agitação e agressividade; sendo estes os primeiros, seguidos de agitação, agressividade extrema, falta de coordenação motora, paralisia de músculos da deglutição e da mandíbula, que resulta em salivação e dificuldade em engolir.
Caso seu animal de estimação apresente alguns destes sintomas, procure assistência veterinária o quanto antes para iniciar o tratamento.