Setor de Endemias realiza no sábado (24) vacinação antirrábica em cães e gatos

A Secretaria Municipal de Saúde de Canindé, através do setor de Endemias, realiza neste sábado (24) a partir das 8h, em vários postos de atendimentos na sede do município o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. A campanha iniciou no mês de setembro com vacinação dos cães e gatos da zona rural do município.

O objetivo é impedir a circulação do vírus, eliminar a raiva humana e controlar a raiva animal.

Confira os postos de vacinação:

UBS Santa Luzia, CSU, UBS Canindezinho, Escola Firmino Coelho, Escola Melvin Jones, UBS Capitão Pedro Sampaio, Creche Laura Magalhães, SAAE, Centro de Saúde Chico Campos, Praça do Trevo – Alto Guaramiranga, UBS Alto Guaramiranga, Igreja de São Pedro, UBS da Palestina, UBS do Conjunto, Secretaria de Saúde e UBS do João Paulo II.

Se a pessoa for agredida por qualquer animal, deve-se lavar imediatamente a ferida com água e sabão e procurar imediatamente um serviço de saúde para obter orientações sobre indicação de vacina ou soro.

Quando a agressão for por cães ou gatos, os animais deverão ser confinados por dez dias após a agressão, para observação de sintomas da doença. Se o animal morrer, deve-se informar ao departamento de Endemias do município, imediatamente.

Os principais sinais clínicos da raiva são: perda de apetite, alterações de comportamento, agitação e agressividade, sendo estes os primeiros; seguidos de agitação, agressividade extrema, falta de coordenação motora, paralisia de músculos da deglutição e da mandíbula, que resulta em salivação e dificuldade em engolir.

Caso seu animal de estimação apresente alguns destes sintomas, procure assistência veterinária o quanto antes para iniciar o tratamento.